quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Gorro preto com ponto trança

Esse gorro eu fiz pro meu marido depois dele insistir um tempão. Eu nunca tinha feito um gorro pra adultos, mas não foi tão complicado, deu pra fazer uma receita pra postar aqui, só não fiz o PAP porque fiz rapidinho (em 1 dia) nem parei pra pensar enquanto fazia.
Mas como eu já disse, preparei uma receita, coloquei o mais detalhado possível, se alguém encontrar alguma dificuldade me avisa pelos comentários.

Materiais utilizados:

  • 1 novelo de Anne 250 na cor 8990 (preto);
  • 1 agulha de crochê 2,5mm 
  • tesoura
Execução:

  • 1ª carr.: Faça 5 correntinhas e feche com um ponto baixíssimo, formando um anel; faça 3 correntinhas pra subir e mais 13 pontos altos, feche com um ponto baixíssimo.
  • 2ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e trabalhe fazendo 2 pontos altos pra cada ponto alto da 1ª carreira, feche com um ponto baixíssimo.
  • 3ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e trabalhe fazendo 2 pontos altos pra cada ponto da 2ª carreira, feche com um ponto baixíssimo.
  • 4ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e faça 1 ponto alto pra cada ponto da 3ª carreira, feche com um ponto baixíssimo.
  • 5ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e dê um aumento de 1 ponto alto a cada 8 pontos altos ( quando chegar no oitavo ponto faça outro ponto alto no mesmo lugar e a partir daí comece novamente a contar até o oitavo ponto e repita até o final da carreira), feche com um ponto baixíssimo.
  • 6ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e dê um aumento de 1 ponto alto a cada 7 pontos altos, feche com um ponto baixíssimo.
  • 7ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e aumente 1 ponto alto a cada 4 pontos altos, feche com um ponto baixíssimo.
  • 8ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e faça 1 ponto alto de aumento a cada 3 pontos altos, feche com um ponto baixíssimo.
  • 9ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e faça 1 ponto alto pra cada ponto da carreira anterior, feche com um ponto baixíssimo.
  • 10ª carr.: Faça 1 correntinha pra subir e faça 1 ponto baixo pra cada ponto da carreira anterior, feche com um ponto baixíssimo.
  • 11ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e faça 1 ponto ponto alto pra cada ponto da carreira anterior, feche com um ponto baixíssimo.
  • 12ª, 14ª, 16ª, 18ª, 20ª e 22ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e comece fazendo 3 pontos altos - 4 pontos altos duplos pegos pela frente  da direita pra esquerda e mais 4 pontos altos duplos pegos pela frente da direita pra esquerda - 8 pontos altos -  4 pontos altos duplos pegos pela frente  da direita pra esquerda e mais 4 pontos altos duplos pegos pela frente da direita pra esquerda e repita até o fim da carreira e depois feche com um ponto baixíssimo. OBS.: Os 3 pontos altos do inicio vão se completar com os pontos do final da carreira, de um ponto trança ao outro deve ter 8 pontos altos.
  • 13ª, 15ª, 17ª,19ª e 21ª carr.: Faça 3 correntinhas pra subir e faça 3 pontos altos - 8 pontos altos pegos pela frente - 8 pontos altos, feche com um ponto baixíssimo. OBS.: Os pontos altos pegos pela frente devem completar o ponto trança e fazer com que ao longo da peça os pontos entrelacem. 
  • 23ª, 24ª e 25ª carr. (barra): Suba 3 correntinhas e faça dois pontos altos pegos pela frente e dois pegos por trás até o fim da carreira, feche com um ponto baixíssimo, arremate quando terminar.

Detalhe do ponto trança (tentei fazer um gráfico)

Detalhe do ponto da barra 

Meu marido usando o gorro! :) <3