quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Macacão Verde

Receita

Tamanho  3 - 4 meses
Frente e costas- comece pelo punho de uma perna: monte 10 correntinhas, trabalhe 32 carreiras ( = 14 cm) no ponto barrado e arremate. Num dos lados maiores do punho distribua uniformemente 64 pontos altos (= 1{ carreira d ponto fantasia) e siga no ponto fantasia. A 18 cm do punho, depois de uma carreira de leques, deixe a perna à espera. Faça mais uma perna igual a essa. Em seguida, continue trabalhando os pontos das duas pernas – acompanhando o ponto fantasia. A 40 cm do punho, após uma carreira de ponto baixo do ponto fantasia, trabalhe a pala em ponto alto e, para isso, faça 1 ponto alto em cada ponto baixo (=128 pontos altos).
A partir da 2ª carreira de ponto alto, termine primeiro uma frente: siga reto com os primeiros 32 pontos altos por mais 9 carreiras. Na 11ª carreira, não trabalhe os 12 pontos da borda para o decote, na borda interna em cada carreira, diminua 2 pontos 2 vezes. Siga reto até ter 14 carreiras em ponto altos e arremate. Trabalhe a outra frente da mesma forma, em sentindo contrário.  Por ultimo, execute as costas nos 64 pontos centrais e siga reto em ponto alto até a mesma altura das frentes.
Mangas: Faça o punho igual ao punho da perna até ter 28 carreiras (=12 cm).
Num dos lados maiores do punho distribua uniformemente 56 pontos altos (= 1ª carreira do ponto fantasia) e siga no ponto fantasia. A 17 cm do punho, arremate. Faça mais uma manga igual a esta.
Montagem e acabamento: Feche os ombros, feche a costura das pernas. Feche aproximadamente 2 cm da parte inferior da abertura da frente. Arremate toda a volta da abertura da frente e do decote com 3 carreiras de pontos baixos.
Dica: nos cantos do decote, trabalhe 2 ou 3 pontos no mesmo ponto para formar o canto. Sobreponha os acabamentos da frente e prenda a borda inferior com pontinhos à mão. Feche as mangas e pregue-as nas cavas. Pregue os botões uniformemente distribuídos num acabamento da frente. Passe a fita de cetim na 1ª carreira de ponto alto depois do ponto fantasia.

Esquema e gráficos na 3ª página do arquivo abaixo.

Atualizado.