segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sapatinho Vermelho com fita trançada - passo a passo

Tamanho: 0 a 3 meses

Material:

1 novelo Anne 500 (ou 250) na cor 3635;
Agulha de crochê de 2,00mm;
Fita de cetim branca de 7mm de largura;
2 botões perolados;
2 mini pérolas;
Agulha e linha de costura;
Fita métrica;
Tesoura.

 Execução:

Comece pela sola: 16 correntinhas, mais 3 pra subir. 1ª carreira: Trabalhe 16 pontos altos, 6 p.a. juntos na última correntinha, volte fazendo 16 p.a. e 5 p.a. juntos na ponta e feche a carreira com um ponto baixíssimo.

2ª carreira: Suba 3 correntinhas, 16 pontos altos, faça 2 pontos altos  no mesmo ponto de base  nos próximos 6 p.a. Repita esse passo e feche a carreira com um p. baixíssimo.

3ª carreira: Suba 3 correntinhas, faça 16 p.a. Nos próximos 12 pontos de base alterne fazendo 1 p.a., 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Volte a fazer os 16 p.a. e na extremidade faça o mesmo que fez na outra. e feche com um p. baixíssimo. Não arremate ainda!

Meça pra ver se a sola tem 10 cm de comprimento.

4ª carreira: suba 3 correntinhas e trabalhe contornando a sola com pontos altos, totalizando 67 pontos altos e feche com um ponto baixíssimo.

5ª carreira: Suba 4 correntinhas, pule um ponto da carreira anterior e faça 1 p.a. e 1 correntinha e siga trabalhando fazendo um ponto alto e uma correntinha ao redor do sapatinho e feche com 1 p. baixíssimo.

6ª carreira: trabalhe da mesma forma da 5ª carreira até o 9º ponto alto, a partir daí para formar a frente do sapatinho faça 1 p.a. em cada p.a. da carreira anterior (sem a correntinha entre um ponto e outro) 11 vezes e depois volte a fazer 1 p.a. e 1 correntinha e feche com um ponto baixíssimo.

Deverá ficar assim.

7ª carreira: Suba 1 correntinha e faça 1 ponto baixo em cima de cada ponto da carreira anterior e entre eles. Nos pontos altos da frente do sapatinho faça 2 pontos altos fechado juntos laçando o 1º e 2º ponto da carreira anterior e mais outros dois p.a. fechados juntos laçando o 3º e 4º ponto. Laçando o 5º, 6º e 7º ponto faça 3 pontos altos fechados juntos. Repita o passo para os próximos 4 pontos. O resultado final ficará como a foto acima.
 8ª carreira: Suba 1 correntinha e contorne com pontos baixos e feche com 1 p. baixíssimo. Arremate.

Formando o meio cano do sapatinho: Faça 1 carreira com 20 p. baixos a partir do 3º ponto da carreira anterior e faça mais duas carreiras de ida e volta depois dessa. Arremate

Aonde deve ser começada a carreira de p.b.

Deverá ficar assim.

Formando a alça: 7 carreiras de p.a. começando pela ponta do cano do sapatinho e para formar a casa do botão fazer 4 correntinhas e 1 p.a. no 3º ponto alto da carreira anterior. Arremate. Obs.: Pra diferenciar o sapatinho direito do esquerdo alterne a posição da alça.

Costure o botão no sapatinho e prenda a alça nele.

Trançando a fita

Introduza a fita de cetim no primeiro quadradinho da 5ª carreira de dentro para fora.

Suba e passe a fita por trás do ponto alto da carreira de cima.

Desça e passe a fita pela frente do 2º ponto alto da 5º carreira

Passe a fita por trás do mesmo ponto para envolvê-lo 

Suba e passe a fita por trás do ponto alto que fica logo acima e repita o passo a passo até o final da carreira e depois costure as duas extremidades da fita por dentro do sapatinho.

Faça dois lacinhos com a mesma fita usada para fazer o traçado, costure as mini pérolas no meio dos lacinhos e prenda-os dos lados da parte frontal do sapatinho e... Voilà!

Está pronto! E vai fazer o maior sucesso. Espero que tenham gostado! 

3 comentários :

  1. ameii faz tempo q queria fazer um deste modelo obg por ensina

    ResponderExcluir
  2. Minha lindinha, achei maravilhoso, muito obrigada.
    Bem explicado, vou já fazer.bjs no coração.